Livramento

Vereador questiona existência de caminhão basculante da Ceforc, e rebate Jânio Soares: “engavetador”

Por Tiago Rego | Jornalista

Em sessão da Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, realizada na última sexta-feira (01), o vereador Josemar Miranda (PSD), o Zemar, questionou a origem de um caminhão basculante junto ao Centro de Formação e Organização Comunitária (Ceforc), que segundo Zemar, a aquisição da máquina foi divulgada por Hugolino Lima, secretário de Esporte e Cultura. Ao presidente da Câmara, Ronilton Carneiro Alves (Rede), o “Batata”, o parlamentar pediu explicações em relação à quantidade de caminhões. “Vossa Excelência poderia até mesmo responder: são três caminhões basculantes? Eu queria entender se são três? Um da Ceforc, que foi divulgado por Hugolino, secretário de Esporte, e dois adquiridos… Um por Vossa Excelência, que foi direcionado à comunidade de Monte Oliveira, e outro que foi direcionado via emenda do deputado pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) pelo Aparecido Lima (PL) para Iguatemi. Então, esse dois, o de Vossa Excelência, o de Aparecido, são separados do da Ceforc? Onde está o terceiro caminhão, eu queria entender?”, questionou. A seguir, Ronilton responde: “eu sei do caminhão do Monte Oliveira, que foi uma emenda do deputado Bacelar (PV) e, se eu não me engano, um caminhão foi da emenda, acho, que do deputado João Roma (PL), não é isso?Agora, o de Hugolino, aí eu não sei se vai receber ou já recebeu”, explicou Batata. Então, Zemar continuou seu questionamento ao mencionar que o secretário havia propagado nas redes sociais sobre a aquisição do equipamento.

Para entender melhor

João Roma – O deputado federal João Roma, atual pré-candidato ao governo da Bahia, ex-ministro Ministro da Cidadania, é um dos principais aliados de Jair Bolsonaro, sendo que tanto Roma, como Bolsonaro, têm amplo apoio do vereador Aparecido Lima, o Cidão Aracatu. E um dos caminhões foi emenda do ex-ministro.

Codevasf – Segundo divulgou a imprensa, a Codevasf, sob Bolsonaro, foi turbinada com emendas do chamado “Orçamento Secreto”, sendo que atualmente a estatal está loteada pelo “Centrão”.

“Engavetador” do município – O oposicionista subiu o tom para com o controlador do município, Jânio Soares, em que o nome vem sendo sistematicamente trabalhado pelo prefeito Ricardo Ribeiro (Rede), para disputar as eleições municipais em 2024. Em conversa em um grupo de WhatsApp, segundo Zemar, Jânio teria afirmado que a oposição, ao cobrar do Executivo livramentense, trabalha para que a situação dê outra ‘lapada’ daqui a dois anos. “Ele colocou assim: que a oposição continue cobrando, está nos ajudando a governar e, consequentemente, dar outra lapada neles em 2024. Não existe fazer oposição cobrando obras, está levantando a nossa moral”, narrou o oposicionista. O edil então rebate: “meu papel aqui não é servir de ‘puxadinho’ para prefeitura. Essa Casa é um poder separado do poder Executivo, a função nossa e a dele é fiscalizar […]. E isso é o papel de um controlador, não de um engavetador do prefeito. Qual a função dele? É engavetar?”, indagou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo