Política

Angústia, nervosismo, inquietação e medo da prisão: a 60 dias das eleições, colunista revela como tem sido o humor de Bolsonaro

"Não serei preso com facilidade", teria dito Bolsonaro

Por Tiago Rego | Jornalista

  • A 60 dias das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com imensa dificuldade de se recuperar nas pesquisas de intenção. A última pesquisa do instituto Datafolha mostra que Bolsonaro nada evoluiu em mais de um ano de sondagem, estando estacionado com 29 pontos percentuais, 18 a menos do que seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT). E segundo a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, a possibilidade de perder as eleições vindouras tem deixado o chefe do Palácio do Planalto, angustiado, nervoso, inquieto e com medo da prisão. Segundo informou fontes da jornalista, Bolsonaro tem dito a pessoas que reagirá à prisão e não vai se deixar ser preso com facilidade. Ainda de acordo com a coluna de Bergamo, a reação a uma futura prisão tem sido o mantra do presidente — eu jamais serei preso — e ainda que poderá haver morte caso a Justiça tente prendê-lo. Na Folha, Mônica narra que um ministro teria avisado a Bolsonaro o que vai acontecer caso ele perca as eleições, e ao ministro o ex-capitão teria respondido: “você acha que eu não sei”, teria afirmado. Bolsonaro ainda acredita que o judiciário brasileiro deverá “inventar” alguma motivação para mandá-lo para atrás das grades. 

Existe possibilidade de Bolsonaro ser preso?

Em caso de derrota, Bolsonaro perderá o foro privilegiado e, com isso, poderá ser julgado pela Justiça comum, que costuma ser rápida. O chefe do Executivo nacional deverá responder por uma série de irregularidades desde à época em que era deputado, mas em especial, por sua conduta diante da pandemia do novo coronavírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo